VOX POPULI de Eddy Terstall (ihering Guedes Alcoforado)
VOX POPULI de Eddy Terstall (2008) ao desvelar as armadilhas e artifícios enfrentado e utilizado por uma esquerda politicamente correta representada pelos socialistas verdes holandeses em uma sociedade multicultural, diante dos avanços da extrema direita, nos traz mais uma mensagem política atual e instigante,.
O pano de fundo é uma holanda liberal, mas puritana, cujos políticos ditos progressistas tem como premissa que o povo não é capaz de si erguer por si, mas que paradoxalmente têm uma visão do mundo no qual assenta suas opiniões , a despeito de serem politicamente excluídos.
O filme nos revela o giro de uma facção de esquerda politicamente correta, representado pelos socialistas verdes, quando seu radar passa a captar o mundo da vida e as opiniões desses excluídos politicamente, mas incluídos socialmente.´Visões simplórias e idéias preconceituosas. racistas e machistas possíveis de ser potencializada politicamente pelos novos populismos.
Enfim, um excelente ponto de partida para se refletir sobre as causas que subjazem a tendência de fortalecimento dos partidos populistas, seja de esquerda ou de direita, em detrimento das organizações políticas tradicionais, a partir da captação dos anseios sem vozes e excluídos politicamente.