TRISTAN GARCIA: Um Crítico ao Identitarismo — Ihering Guedes Alcoforado

Ihering Guedes Alcoforado
2 min readFeb 3, 2022

--

Ancorado em evidências históricas e nos insights de Paul B. Preciado registrado no seu livro Testo Yonqui , Tristan Garcia, um jovem filosofo frances problematiza as políticas de la identidade no seu livro Nous (2018).

Para tanto adota uma abordagem ecletica ao dialogar com as tradições mais diversas, indo do marxismo ao fascismo, do pensamento liberal ao pensamento reacionário, transitando pelo feminismo, anticolonialismo, ética animal, não escapando nem mesmo a ecologia profunda e o fundamentalismo religioso. O resultado é o esboço de um modelo original deabordagem as identidades políticas por meio da qual tenta elucidar nossa confusa condição identitária contemporânea.

O “nós” é percebido como uma superposição de camadas, de planos transparentes de nossa imaginação, sobre os quais todos pretendemos dividir o espaço social em espécies, gêneros, raças, classes ou gerações, para nos situarmos ali, e, a partir do qual se pode vislumbrar um retrato único e vivo de quem somos, ou seja, uma identidade dinâmica que se expande e se dobra constantemente, a partir do que problematiza as visões identitárias essencialistas e construtivistas.

A pertinência da divulgação do livro de Tristan Garcia no Brasil é dupla. A primeira decorre do debate público em curso sobre a problemática da identidade, tanto no campo da esquerda focado nas questões de genero e raça, como no campo da direita quando o foco se desloca para as questões associadas a nação e a religião.nación . A segunda resulta do autor procurar pensar a problemática identitária fora da lógica lógica binária ao defender a tese que não se pode acabar com as identidades, mas não também não se pode renunciar acabar com elas.

GARCIA, Tristan., 2021 We Ourselves The Politics of Us Edinburgh University Press, 2021 (García, T. (2018). Nous. París: Le livre de poche)

--

--

Ihering Guedes Alcoforado
Ihering Guedes Alcoforado

Written by Ihering Guedes Alcoforado

Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal da Bahia.

No responses yet