SABIA(Sociedade dos Amigos da Biblioteca Profa Maria Lira )E AS “PEQUENAS UTOPIAS”: O Desafio da Implantação dos Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio em Belém
A foto acima, é da primeira turma do Ginásio CNEC Alvaro de Carvalho, o coroamento de um processo de mobilização das energias cívicas latentes na nossa comunidade liderada pelo DR. MANOEL XAVIER DE CARVALHO e, que resultou na criação e manutenção pela comunidade da primeira unidade de ensino secundário em Belém, a qual é a origem da EE Eng. MÁRCIA GUEDES ALCOFORADO DE CARVALHO.
A SABIA (Sociedade dos Amigos da Biblioteca Municipal Maria Lira) se propõe mobilizar essa mesma energia cívica com o objetivo de potencializar os benefícios decorrentes das atividades da BIBLIOTECA MUNICIPAL MARIA LIRA no atendimento das demandas da nossa comunidade, tanto as clássicas como nas novas decorrentes da implantação do NOVO ENSINO MÉDIO, em especial as necessárias a implantação exitosa dos ITINERÁRIOS FORMATIVOS, a parte flexível do novo currículo.
A SABIA está atenta ao fato que implantação dos ITINERÁRIOS FORMATIVOS envolve uma complexa conjunção dos interesses, aptidões e objetivos dos estudantes com as possibilidades das instituições de ensino atendê-las, no caso de Belém, a EE Eng. Marcia Guedes Alcoforado. Isto porque, em tese, num cenário ideal os estudantes podem escolher seus itinerários formativos constituído por diferentes unidades curriculares visando a desenvolver competências específicas e, as instituições de ensino podem atendê-las.
Mas, a realidade do ensino médio de Belém não se insere nesse cenário ideal imaginado nos gabinetes de Brasília, em decorrência de duas lacunas. De um lado, falta aos estudantes as informações necessárias a construção dos seus itinerários formativos. Do outro lado, falta ao EE Eng. Márcia Guedes Alcoforado as condições de atender de forma adequada múltiplos itinerários formativos.
A superação dessas lacunas é um grande desafio a ser enfrentado não só pelo governo municipal, mas também toda nossa comunidade, o que envolve a criação de um canal no qual se possa canalizar a contribuição da nossa sociedade na implantação do Novo ensino Médio, em especial os Itinerários Formativos na grade curricular da EE Eng. Márcia Guedes Alcoforado.
A SABIA se propõe contribuir na construção desse canal, por meio do resgate da nossa memória comunitária no que concerne a mobilização da sociedade civil de Belém no enfrentamento dos nossos desafios educacionais e que está expresso na foto que ilustra esta nota. Ou seja, avivar as energias utópicas em latência na nossa comunidade que, mobilizadas pelo Dr. Xavier forneceu a energia necessária para uma campanha que resultou não só na criação do Colégio CNEC Alvaro Carvalho como na sua manutenção, até a criação pelo Governador João Agripino da EE Eng. Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho.
São essas mesmas energias utópicas que a SABIA, pretende avivar e mobilizá-las no enfrentamentos dos novos desafios postos ao sistema educacional belenense, entre os quais estão os implícitos no processo implantação do NOVO ENSINO MÉDIO, em especial dos ITINERÁRIOS FORMATIVOS, por meio da potencialização da contribuição das atividades da Biblioteca Municipal Profa. Maria Lira, nesse processo.
Em função disso, esta nota sugere aos que patrocinam a SABIA que seja promovido um debate sobre o papel da Bibliotecas Municipal Profa. Maria Lira e da SABIA na implementação dos itinerários formativos do novo ensino médio em Belém.