SABIA (Sociedade dos Amigos da Biblioteca Profa Maria Lira)/BIBLIOTECA VIRTUAIS-Biblioteca Virtual do Pensamento Social)
Uma cartografia online das produções intelectuais sobre as diferentes interpretações do Brasil e sobre os dilemas e possibilidades da sociedade brasileira — assim como de outros países da América Latina — é o que propõe um grupo de pesquisadores envolvidos na criação da Biblioteca Virtual do Pensamento Social (BVPS).
A iniciativa mobiliza pesquisadores de diversas instituições acadêmicas, com o objetivo de fortalecer e divulgar essa área de pesquisa. A partir da BVPS, eles propõem mapear, organizar e disponibilizar pesquisas dedicadas ao estudo das interpretações do Brasil em suas diferentes linguagens — intelectual, científica, artística –, e através de diferentes disciplinas — ciências sociais, história, literatura e artes –, envolvendo ainda comparações com outras sociedades.
A biblioteca virtual é resultado das atividades de uma rede de pesquisadores que, ao longo dos últimos anos, vem consolidando e ampliando a área de pensamento social junto à comunidade científica das Ciências Sociais. Reunidos em um só ambiente virtual, é possível identificar trabalhos inseridos na área de “pensamento social”, desenvolvidos por autores filiados não apenas às disciplinas básicas das Ciências Sociais, no caso, Antropologia, Sociologia e Ciência Política, mas também à História, Teoria Literária e Filosofia, por exemplo.
Sendo assim, é possível encontrar teses, dissertações e artigos provenientes dessas diferentes áreas, sobre temas e autores centrais para o pensamento social brasileiro, entre eles Alberto Torres; André Rebouças; Antonio Candido; Caio Prado Jr.; Carlos Chagas; Celso Furtado; Euclides da Cunha; Florestan Fernandes; Gilberto Freyre; Guerreiro Ramos; Joaquim Nabuco; Mário de Andrade; Monteiro Lobato; Oliveira Vianna; Raymundo Faoro; Sérgio Buarque de Holanda; e Sílvio Romero.
A BVPS disponibiliza pequenas notas biográficas sobre esses autores. De linguagem direta e acessível, essas pequenas biografias foram formuladas por pesquisadores especializados, em sua maioria historiadores e sociólogos, que se dedicaram ao longo se sua trajetória acadêmica ao estudo destes intérpretes. Esses pesquisadores, cujos nomes acompanham cada uma das biografias disponibilizadas no site, são também membros dos conselhos consultivo e executivo da biblioteca virtual. “Ainda no início deste ano, ampliaremos esse conjunto de intérpretes, com novas notas biográficas sobre intérpretes do Brasil e de outros países da América Latina. Esse trabalho tem permitido estreitar a rede mantida com colegas pesquisadores da América Latina e do Caribe, da Argentina, Uruguai, México e Porto Rico, e dos Estados Unidos”, informa um dos membros do comitê executivo da BVPS, Antonio Brasil Júnior.
Entres as diferentes fontes de informação que compõem a Biblioteca, o material audiovisual se destaca, em especial os vídeos de homenagens, por seu ineditismo e qualidade. A realização das filmagens dos vídeos de homenagens ficou a cargo do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (Cpdoc-FGV), centro de referência em documentação e registro deste tipo de material e uma das instituições integrantes deste projeto. “Nestas homenagens, há sempre duas exposições analíticas sobre o percurso intelectual na área de pensamento social de pesquisadores centrais na modelagem do campo. Os demais vídeos à disposição no site são fruto de pesquisa na Internet e identificação de sua relevância para a área de pensamento social”, acrescenta Tamara.
A Biblioteca Virtual do Pensamento Social (BVPS) é uma iniciativa de cooperação entre pesquisadores e instituições acadêmicas com o objetivo de fortalecer e divulgar esta área de pesquisa. A partir da BVPS, procura-se cartografar, organizar e disponibilizar a produção intelectual sobre o pensamento social, isto é, as pesquisas dedicadas ao estudo das interpretações do Brasil em suas diferentes linguagens — intelectual, científica, artística -, e através de diferentes disciplinas — ciências sociais, história, literatura e artes -, envolvendo ainda comparações com outras sociedades.
Para além de um simples acervo, as interpretações formuladas ao longo da história articulam questões e abordagens presentes no debate contemporâneo, como, dentre outras, a passagem do rural ao urbano, as relações entre desenvolvimento e democracia, as conexões entre diversidade cultural e desigualdades sociais. Assim, estas interpretações podem ser vistas também como repertório cognitivo, cultura política e patrimônio cultural. O modelo de cooperação da BVPS, que segue as diretrizes já consolidadas pela Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), busca maximizar o intercâmbio de informações, experiências e conhecimentos entre pesquisadores de modo a promover e sustentar redes de pesquisas. A BVPS busca assim ser um instrumento dinâmico cuja atuação se delineia em três campos básicos interrelacionados: (1) produção de conhecimento, (2) memória da ciência e das tradições intelectuais, (3) subsídios didático-pedagógicos e de divulgação científica.