SABIA (Sociedade dos Amigos da Biblioteca Profa Maria Lira)- A Mobilização da Filosofia da Educação
A SABIA parte da premissa que a Filosofia molda nossa visão de mundo e, assim opera como um catalizador das múltiplas intervenções necessárias ao estabelecimento de uma estratégia de desenvolvimento sustentável e inclusivo. E que essa função da Filosofia é magnificada quando toma como objeto a educação e configura-se como a Filosofia da Educação.
A Filosofia contribui com a criação das condições necessárias ao desenvolvimento local e inclusivo de muitas formas. A filosofia amplia a mente, permitindo compreender muitas maneiras diferentes de ver as coisas no contexto no qual se insere a existência humana. Ela abre janelas de oportunidades de criação das condições cognitivas necessárias para que se problematize as formas de apreender não só nosso cotidiano, mas principalmente de projetar nosso futuro. E porque alimenta nossa imaginação de futuros alternativos e, em decorrência a projeção das pequenas e grandes utopias necessárias ao balizamento da trajetória na direção de um desenvolvimento local sustentável e inclusivo.
A Filosofia da Educação, em particular, contribui com a formulação da Política Educacional ao evidenciar a ideologia sócio-política que baliza a concepção de mundo da comunidade que trava sua emancipação, criando as condições para sua (des)construção. Ou seja, a Filosofia da Educação fornece a régua e o compasso para a desconstrução da visão de mundo que nos aprisiona na pobreza e no atraso, a ponto de colocar no nosso horizonte utópico um direito humano consagrado, isto é, sermos uma comunidade alfabetizada e letrada. A Filosofia da Educação fornece os elementos necessários, também a construção de uma visão de mundo que potencializa nossa imaginação das pequenas e grandes utopias que podem pavimentar nossa trajetória na direção de um desenvolvimento local sustentável e inclusivo..
A Filosofia nos capacita não só a superar os obstáculos políticos e cognitivos que travam a construção das estrategias e projetos que canalizem nossas energias utópicas na direção da construção do desenvolvimento local sustentável e inclusivo. E a Filosofia da Educação, em particular, baliza a Política Educacional a qual deve ser submetida a um giro, de forma a fornecer os insumos para a construção de uma visão de mundo necessário a uma mudança de rota da nossa evolução material e simbólica na direção do desenvolvimento local sustentável e inclusivo.
BIBLIOGRAFIA
Abiogu, G. (2014). Philosophy of Education: A Tool for National Development? Open Journal of Philosophy, 4, 372–377. http://dx.doi.org/10.4236/ojpp.2014.43040