SABIA(Sociedade dos Amigos da Biblioteca Municipal Profa Maria Lira)/EDUCADORES BRASILEIROS-Florestan Fernandes

Ihering Guedes Alcoforado
2 min readJul 22, 2021

--

“Poucos países, no mundo moderno, possuem problemas educacionais tão graves quanto o Brasil. Como herança do antigo sistema escravocrata e senhorial, recebemos uma situação dependente inalterável na economia mundial, instituições políticas fundadas na dominação patrimonialista e concepções de liderança que convertiam a educação sistemática em símbolo social dos privilégios e do poder dos membros e das camadas dominantes. O fardo era pesado demais para ser conduzido com responsabilidade e espírito público construtivo, num sistema republicano que se transformou, rapidamente, numa transação com o velho regime, do qual se tornou mero sucedâneo político.” Florestan Fernandes

A SABIA, por meio dos seus promotores, celebra hoje, 22 de julho de 2021, o Centenário de Florestan Fernandes (1920–1995), o grande sociólogo, educador brasileiro e “intelectual moderno”, no sentido dado ao termo por Pierre Bourdieu: o intelectual como um ser bidimensional que atua como produtor cultural e líder moral-político, dependendo de uma dupla condição: a de pertencer a um campo autônomo, com leis próprias; e a atuação política externa com base na autoridade adquirida nesse mesmo campo específico.

No caso de Florestan Fernandes, celebrar seu Centenário, para os que fazem a SABIA é avivar sua memória de educador, tendo em conta que uma das questões centrais na sociologia de Florestan, em especial no que se reporta ao seu projeto para o Brasil, uma preocupação evidente com a questão educacional, um dos vetores de modernização das relações sociais, considerado por ele como o maior instrumento de difusão de uma consciência científica da sociedade e um importante instrumento de mudança social, que tem como base a relação entre educadores e educandos.

Como suas reflexões sobre o dilema educacional nos permite, não só identificar as lutas travadas por ele no campo do ensino para ocupar os vazios deixados pela nossa inconclusa Revolução Burguesa, mas também encontrar insumos para combater o “universo mental” que hoje parece estar satisfeito com os limites de uma “cidadania restrita”.

Por fim, os que patrocinam a SABIA tem a satisfação de compartilhar a informação que Biblioteca Digital Curt Nimuendajú oferece vários recursos para que o leitor se familiarize com a vida e obra (seminal para entender-se o Brasil e, em particular, suas profundas desigualdades raciais)

SITES

Biblioteca Digital Curt Nimuendajúhttp://www.etnolinguistica.org/autor:florestan-fernandes

REFERÊNCIAS

FERNANDES, Florestan., 2019 Fernandes A formação política e o trabalho do professor 1ª edição LUTAS ANTICAPITAL Marília — 2019

OLIVEIRA, Marcos Marques de. 2010. Florestan Fernandes. Coleção Educadores. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana

MARTINS Filho, José Roberto. Prefácio: Um homem e seu tempo. In: FERNANDES, Florestan. Florestan Fernandes: a força do argumento. São Carlos: EDUFSCar, 1997. p. 9–15.

o que ,

estaria completando hoje, , 100 anos.

  • Oliveira, Marcos Marques de. 2010. Florestan Fernandes. Coleção Educadores. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana.

REFERÊNCIAS

http://www.etnolinguistica.org/autor:florestan-fernandes

--

--

Ihering Guedes Alcoforado
Ihering Guedes Alcoforado

Written by Ihering Guedes Alcoforado

Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal da Bahia.

No responses yet