SABIA(Sociedade dos Amigos da Biblioteca Municipal Profa Maria Lira) E A NEUROEDUCAÇÃO NA FUNDAMENTAÇÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL
A SABIA tem um compromisso na divulgação em Belém dos avanços na pesquisa básica possíveis de ser instrumentalizados na concretização das suas utopias: um Belém alfabetizado e letrado usuário da biblioteca Municipal Profa. Maria Lira e ii) um Belém com sua economia ancorada num desenvolvimento sustentável e inclusivo.
Em função desta meta agenda é que se inicia a divulgação das possibilidade em latência nos resultados das pesquisas no campo da neuroeducação, a qual tem como premissa básica que o cérebro, entre outras funções, opera como o mecanismo natural que estabelece limites sobre a aprendizagem, determinando e o que pode ser aprendido, como-
para e com que rapidez.
E como admite-se que o conhecimento de como o cérebro aprende pode ter um grande impacto na educação, a SABIA assume o compromisso de difundir o entendimento e a compreensão dos mecanismos cerebrais subjacentes à aprendizagem e memória pode contribuir na calibragem das estratégias e dos projetos dos seus parceiros educacionais, criando as condições para se conceber programas que otimizem a aprendizagem dos belenenses de todas as idades e com as mais diversas necessidades. O que se justifica pelo fato que, ao compreendermos como o cérebro adquire e retém informações, ao tempo em que desenvolve competências, nos tornamos capazes de ampliar as possibilidades e restringir os limites da capacidade de aprender nossa e dos nossos alunos.
E como todos não podem e nem devem ser pesquisador no campo das neuroeducação, a alternativa mais plausível é a leitura dos livros e revistas das bibliotecas de forma a superar as lacunas, construindo pontes entre as investigações no campo da neuroeducação e as políticas e praticas educativas apoiadas e patrocinadas pela SABIA em Belém..
E como embrião de um forum de discussão sobre as possibilidades e limites da neuroeducação na fundamentação da política educacional sugere-se a exploração das possibilidade de instrumentalização dos resultados da pesquisa no campo da neuroeducação no campo da educação por meio de uma pauta, ainda que provisória, : i) Cérebro e educação: tópicos, erros e novas verdades; ii) Aprender a ler e suas dificuldades; iii) Aprendizagem ao longo da vida; iv) Aprenda e lembre-se; xi) Diferentes formas de aprendizagem e v) Aproveitando as capacidades de aprendizagem do cérebro.
E é na condição de embrião de um forum, como acima aludido, que esta temática/problemática passa a ser mais um tópico na agenda de divulgação científica da SABIA a ser mediada pela Biblioteca Municipal Profa. Maria Lira.
REFERÊNCIA
BLAKEMORE, Sarah-Jayne & FRITH, Uta., Cómo Aprende el cerebro: Las claves para la educacion (Prólogo de José Antonio Marina). Ariel. 2018