SABIA(Sociedade dos Amigos da Biblioteca Municipal Profa Maria Lira)/CUIDADO

Ihering Guedes Alcoforado
2 min readJul 22, 2021

--

O SABIA/CUIDADO foi concebido para para difundir informações e reflexões sobre o conceito de “cuidado” tendo em vista a possibilidade de sua instrumentalização na definição da nossa estratégia e projetos em devir.

A SABIA parte da premissa que temos necessidade urgente de uma ação coletiva articulada em torno da potencialização das atividades dedicadas ao “cuidado”. Por cuidado, no entanto, não se concebe apenas cuidado com os dependentes físicos e emocionais, a exemplo de idosos e crianças.

O “cuidado” é entendido pelos promotores da SABIA como uma atividade que envolve o cultivo de tudo o que é necessário para o bem-estar e o florescimento da vida comunitária em todos seus planos. O primeiro passo é a concretização da “pequena utopias”, i,e., todos alfabetizados e letrados; daí o nosso “cuidado” com a Biblioteca Municipal Profa. Maria Lira, a qual não só pode como deve potencializar o letramento da nossa comunidade.

O segundo passo é a potencialização da competência coletiva de uma comunidade letrada, por meio da canalização das suas “energias” em latência no “cuidado” de espaços públicos outros além da Biblioteca Maria Lira, ou seja, na construção de um ambiente institucional e de arranjos organizais que favoreçam com a construção de arranjos produtivos alternativas e de políticas de produção e preservação dos recursos de propriedade de comum.

Enfim, o compromisso da SABIA com o cuidado envolve a criação das condições política, social, material e emocional que permitam aos membros da nossa comunidade prosperar juntos ao longo de um processo de desenvolvimento local sustentável inserido e inclusivo.

REFERÊNCIA

CHATZIDAKIS, Andreas, HAKIM, Jamie, LITTER, Jo, ROTTENBERG, Catherine & SEGAL, Lynne, The Care Manifesto — The Politics of Interdependence. New York: Verso, 2020

--

--

Ihering Guedes Alcoforado
Ihering Guedes Alcoforado

Written by Ihering Guedes Alcoforado

Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal da Bahia.

No responses yet