SABIA(Sociedade dos Amigos da Biblioteca Municipal Profa. Maria Lira) — Com e Aquém de Max Weber
A SABIA tem entre suas referências a Max Weber da A Política Como Vocação, pois ancora-se no “resto” político weberiano, ou seja, a dimensão da politica que identificada por Max Weber, não é objeto da sua dissertação.
O conceito de política de Max Weber “ é muito amplo e abarca qualquer tipo de atividade diretiva autônoma.”, a ponto de incluir a “[…] política de una esposa astuta que trata de manipular sutilmente seu marido”. Em função disso ele recortar o universo da política que será objeto de sua analise: “[…] a direção ou influência sobre a trajetória de uma entidade política, aplicável em nosso tempo ao Estado.”
A partir do que se detém numa “entidade política” particular: o Estado, ou melhor o desenvolvimento do Estado moderno que no seu entendimento começa quando o príncipe inicia a expropriação dos titulares “privados” de poder administrativo que junto a ele existem, no que ver uma analogia total com o desenvolvimento da empresa capitalista mediante a expropriação dos produtores independentes.
Enfim, a SABIA é um projeto coletivo não estatal que se configura uma “atividade diretiva autônoma” weberiana com foco nem no poder, como no Estado. moderno, nem na riqueza como na empresa capitalista moderna weberianos., mas uma atividade diretiva autônoma com na “utopia cívica” em latência na comunidade belenense.
Utopia cívica essa que na última vez que foi mobilizada estabeleceu as condições para a criação e manutenção do primeiro curso médio em Belém, o Colégio Alvaro de Carvalho, a origem da atual EE Eng. Marcia Guedes Alcoforado. A SABIA revindica esse legado e se propõe mobilizar a energia utopica cívica em latência com o objetivo de potencializar as ações da Biblioteca Municipal Profa. Maria Lira e, assim, contribuir na solução do que julga o principal problema de Belém: o problema educacional manifesto na alfabetização e no letramento da nossa comunidade..