SABIA (Sociedade dos Amigos da Biblioteca Municipal Profa Maria Lira) BIBLIOTECAS DIGITAIS: A Ameaça Corporativa

Ihering Guedes Alcoforado
2 min readJul 14, 2021

--

Uma Resolução (n° 240/2021) do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), publicada na quinta-feira, 08 de julho de 2–21 no Diário Oficial da União, prevê que bibliotecas digitais devem ser obrigatoriamente administradas por bibliotecários.

A publicação da nova Resolução do CFB é impertinente, tendo em vista as Portarias n° 22/2017 e 315/2018 do Ministério da Educação (MEC). A Portaria n° 22/2017 do MEC, estabelece que o acervo acadêmico digital deve ser controlado por sistema especializado de gerenciamento de documentos eletrônicos, que possua, minimamente, capacidade de utilizar e gerenciar base de dados adequada para a preservação do acervo acadêmico digital, bem como forma de indexação que permita a pronta recuperação do acervo acadêmico digital, entre outras coisas.

O MEC ciente da complexidade estabelece um sistema especializado de gerenciamento no qual se insere competências diversas, entre as quais as da Biblioteconomia, de forma que a ameaça corporativa do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) quando estabelece do sistema ser obrigatoriamente administrados por bibliotecários na sua grande maioria carente das competências necessárias.

Desta forma, releva a questão central: Como as pequenas Bibliotecas Públicas com a Biblioteca Municipal Profa. Maria Lira vai gerir seus documentos eletrônicos: i) seguir a recomendação do MEC e estabelecer um sistema especializado de gerenciamento dos documentos eletrônicos ou i) seguir o estabelecido pelo Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) e contratar uma Bibliotecária, correndo o risco da profissional não ter as competências necessárias.

No nosso entendimento a melhor alternativa é capacitar o pessoal da biblioteca nas novas competências necessárias ao gerenciamento dos documentos públicos, estabelecendo um plano de capacitação, junto com um plano de carreira.

--

--

Ihering Guedes Alcoforado
Ihering Guedes Alcoforado

Written by Ihering Guedes Alcoforado

Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal da Bahia.

No responses yet