SABIA (Sociedade dos Amigos da Biblioteca Municipal Maria Lira)- As Bibliotecas Digitais Como a “Materialização” de um Novo Commons
Belém tem muitos motivos para celebrar a nova biblioteca digital com mais de 20.000 livros acessível por meio de um simples cadastro na Biblioteca Municipal Profa. Maria Lira.
Do ponto de vista da SABIA a celebração deve-se não só aos 20.000 livros que os belenenses poderão acessar, mas principalmente a capacitação dos funcionários da Biblioteca para operar o sistema.
Isto porque as bibliotecas digitais se multiplicam oferecendo acesso on line aos seus acervos, a exemplo da Biblioteca Digital Luso-Brasileira (BDLB), fruto de uma parceria entre a Biblioteca Nacional do Brasil e a Biblioteca Nacional de Portugal, e já acessível ao público na internet disponibilizando mais de 2 milhões de documentos em domínio público. Esta mesma tendência se expressa Biblioteca Digital Europeia — Europeana, que tem o maior acervo digital do mundo, com mais de 53 milhões de títulos entre livros, desenhos, pinturas, mapas, vídeos e fotos. Desta forma temos não apenas 20 000 títulos, mas dezenas de milhões de títulos com acesso livre, ou seja, estamos diante de um novo commons.
A limitação deixa de ser associada ao acervo e passa a ser dependente do acesso, o qual demanda um treinamento, não só dos funcionários, mas também dos usuários da Biblioteca Municipal Profa. Maria Lira.
Os funcionários treinados no acesso as demais bibliotecas virtuais passarão a ter, depois de capacitados, entre suas atribuições uma nova função: orientar/treinar os usuários cadastrados na biblioteca no acesso as bases digitais i) das bibliotecas virtuais em geral e da nossa biblioteca virtual em particular, e, ii) dos bancos de livros e periódicos por assinatura. Ou seja, o foco da nossa política de livro municipal deve ser na capacitação dos funcionários da Biblioteca Municipal Profa. Maria Lira
A SABIA deve assumir, em função do entendimento acima, o compromisso de mobilizar entre seus colaboradores as informações e conhecimentos necessários ao desenho de um curso de capacitação dos funcionários e usuários das bibliotecas virtuais e, depois, tentar viabilizar a realização desse curso em parceria com os demais interessados em potencializar os benefícios decorrentes dos serviços prestados pelas biblioteca virtual, não só de Belém, mas também dos demais municípios da região.
REFERÊNCIAS
RIFKIN, Jeremy., 2001 A era do acesso: a revolução da nova economia Front Presença, 2001
Biblioteca Digital Luso-Brasileira. IN Revista Prosa Verso e Arte, 6 de julho de 1921 https://bit.ly/3jPlSyy