RICHARD SANDOR: O Coseano Idealizador e Construtor de Novos Mercados
OBS: O artigo é uma tradução do perfil biográfico de Richard Sandor publicado no site do Center for Financial Stabilty. https://bit.ly/3CKeb3N
Richard L. Sandor é o criador da American Financial Exchange (AFX) em parceria com a CBOE Holding de Chicago. AFX é um mercado eletrônico para bancos pequenos e médios emprestarem e tomarem empréstimos de fundos de curto prazo. Anteriormente, ele foi o ex-presidente e CEO da Chicago Climate Exchange e o presidente e diretor executivo da Environmental Financial Products LLC (EFP), especializada em inventar, projetar e desenvolver novos mercados financeiros com ênfase especial em serviços de consultoria de investimento . A EFP foi fundada em 1998 e foi a empresa predecessora e incubadora da Chicago Climate Exchange (CCX), da European Climate Exchange (ECX) e da Chicago Climate Futures Exchange (CCFE).
Um inovador financeiro conhecido como o “pai dos futuros financeiros”, ele está no epicentro dos mercados financeiros e ambientais há mais de quatro décadas. Ele fundou o que se tornou a família de empresas Climate Exchange, incluindo: Chicago Climate Exchange (CCX), o primeiro e único sistema voluntário de limitação e comércio de gases de efeito estufa da América do Norte; a Chicago Climate Futures Exchange (CCFE), a bolsa de futuros líder mundial para produtos ambientais; e a European Climate Exchange (ECX), a bolsa líder na Europa que opera no Esquema de Comércio de Emissões da União Europeia. Outras afiliadas globais incluem Tianjin Climate Exchange na China, Montreal Climate Exchange no Canadá e Envex na Austrália.
Sandor é um distinto professor de finanças ambientais na Guanghua School of Management na Peking University e um professor de direito na University of Chicago Law School. Ele é membro do Conselho Consultivo Internacional da Escola de Administração Guanghua na Universidade de Pequim e membro do Comitê Consultivo da Escola de Administração TERI na Índia. Sandor lecionou anteriormente na University of California Berkeley, na Stanford University, na Columbia University Graduate School of Business e na Kellogg Graduate School of Management na Northwestern University.
Durante uma licença sabática de Berkeley no início dos anos 1970, ele atuou como vice-presidente e economista-chefe do Chicago Board of Trade (CBOT). Foi nessa época que ganhou a reputação de principal arquiteto do mercado futuro de taxas de juros. Sandor foi homenageado pela cidade de Chicago em 1992 por sua contribuição para a criação de futuros financeiros e seu reconhecimento como o “pai dos futuros financeiros”. Em outubro de 2007, o Dr. Sandor foi homenageado como um dos “Heróis do Meio Ambiente” da revista TIME por seu trabalho como o “Pai do Comércio de Carbono”.
Em agosto de 2002, o Dr. Sandor foi escolhido pela primeira vez pela revista Time como um de seus “Heróis do Planeta” por seu trabalho como fundador do Chicago Climate Exchange. Em novembro de 2004, o Dr. Sandor foi agraciado com o grau honorário de Doutor em Ciências, honoris causa, pelo Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETH) de Zurique, Suíça, por seu trabalho pioneiro na concepção e implementação de mercados inovadores e flexíveis baseados em mecanismos para tratar de questões ambientais. Em maio de 2005, o Dr. Sandor foi nomeado pela revista “Treasury and Risk Management” como uma das “100 pessoas mais influentes nas finanças”. Ele também recebeu o Prêmio Executivo Financeiro Extraordinário da Financial Management Association em 2008, o Prêmio Empreendedor do Ano de 2009 da Ernst & Young na categoria “verde”,
Sandor atuou em vários comitês e conselhos. Ele auxiliou a New York Mercantile Exchange no desenho do contrato de opções de petróleo bruto. Em 1992, Sandor foi consultor especialista da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento sobre direitos negociáveis para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
De 1991 a 1994, Sandor foi Presidente do Comitê do Ar Limpo da CBOT. Esse comitê desenvolveu os primeiros mercados à vista e futuros para licenças de emissão de dióxido de enxofre e supervisionou os leilões de licenças anuais conduzidos em nome da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos. Ele também atuou como vice-presidente do Comitê de Seguros CBOT e foi o criador e co-autor dos contratos futuros e de opções de seguro contra catástrofes e safras.
Antes da criação da Chicago Climate Exchange, Sandor foi executivo sênior de mercados financeiros na Kidder Peabody, Banque Indosuez e Drexel Burnham Lambert. Sandor é atualmente diretor da American Electric Power and The Volatility Exchange (VolX®), além de membro do conselho da Clean Energy Trust e membro do conselho consultivo do Center for Financial Stability.
Sandor recebeu seu diploma de Bacharel em Artes pela City University of New York, Brooklyn College, e obteve seu Ph.D. em Economia pela Universidade de Minnesota em 1967. Ele está envolvido em várias atividades cívicas e de caridade. Ele é membro do Conselho de Governadores da Escola do Art Institute of Chicago e um grande benfeitor do Art Institute of Chicago.