PEDRO AMÉRICO E JOSÉ DUMONT: A Contribuição dos Brejeiros na Construção do Imaginário Brasileiro
IHERING GUEDES ALCOFORADO
Pedro Américo de Areias e José Dumont de Belém/Moura são dois brejeiros que com suas genialidades nas artes plásticas e no cinema, respectivamente, deixaram sua marca no imaginário brasileiro.
Isto porque é impossível se imaginar a independência do Brasil sem a mediação da criação imaginária do ato performático as margens do Rio Ipiranga que foi perpetuado no quadro a Independência do Brasil, Pedro Américo, amigo intimo do Imperador.
Da mesma forma é impossivel imaginar o “ser” Paraíba sem a mediação dos personagens representados por José Dumont no cinema brasileiro. Um “ser” Paraiba, que não só encarna o “outro” endógeno no seio da sociedade brasileira que expressa a realidade do trabalhador brasileiro inserido de forma subordinada ao mercado de trabalho.
E, por sua vez também é impossível não só imaginar, mas também entender a dimensão humana da urbanização modernista brasileira do sul do Brasil, sem esse “ser” Paraíba eternizado no imaginário brasileiro pelos personagens de José Dumont.