DO PARTIDO-ALGORITMO AO POLÍTICO-AVATAR: Os Engenhosos Mecanismos dos Novos Populismos (Ihering Guedes Alcoforado)

Ihering Guedes Alcoforado
2 min readDec 24, 2019

--

A partir de uma deliciosa reprodução das observações de Werthe Goethe do carnaval de Roma, o italiano Giulliano Da Empoli introduz o carnaval “como o novo paradigma da vida política global”.

A principal referência empírica é a Itália, e, o foco num primeiro momento é o Movimento 5 Estrela. o primeiro “partido-algoritmo” e o Governo Giuseppe Conte, o primeiro “político-avatar”, os quais são considerados como emblemáticos de fenômeno político que incorpora Trump e Bolsonaro, entre outros.

Um novo populismo que atropela e vira pelo avesso todas as regras estabelecidas inclusive as dos velhos populismo, transformando os defeitos dos líderes em virtudes.

O segredo do êxito político é o trabalho dos novos “spins doctors” [1] apoiados nos algoritmos que processam os “big data”tendo em mente não só identificar as demandas simbólicas específicas, mas principalmente atende-las de forma imaginária, os quais estão por traz do aparente “non sense” das declarações de Bolsonaro.

Enfim, o livro nos mostra como os algoritmos já reconfiguraram os mecanismos de acesso a representaçoes do sistema e do mundo da vida com que operam os novos populistas com seus partidos-algoritmos e seus políticos- avatares e, portanto se impõe como uma leitura necessária a todos aqueles que buscam reconstruir sua compreensão do mundo da política.

--

--

Ihering Guedes Alcoforado
Ihering Guedes Alcoforado

Written by Ihering Guedes Alcoforado

Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal da Bahia.

No responses yet