OBSERVATÓRIO SABIA — IX WORLD WATER FORUM: Governança da Água Como um Meio Para um Fim — Ihering Guedes Alcoforado
Na 3a. feira, 22 de março, o Grupo de Ação 4B (Implementar os princípios de boa governança da água | incluindo a tomada de decisão participativa) promoveu a sessão 4B “Governança da Água como um meio para um fim: medindo os impactos da Governança da Água”, a qual foi patrocinada pela OECD Water Governance Initiative e pela IWRA e foi balizada pelo OECD Principles on Water Governance
A sessão baseou-se nos Princípios da OCDE sobre Governança da Água, os quais estabelecem que uma governança eficaz, eficiente e inclusiva da água é fundamental para garantir maior segurança hídrica e melhor acesso à água potável e serviços de saneamento.
A premissa que orientou a sessão é que como “não se pode melhorar o que não pode ser medido”, medir os impactos econômicos, sociais e ambientais da governança da água fornece as evidências e resultados tangíveis para governos, cidadãos, empresas e serviços tomarem decisões consistentes.
A partir desses parâmetros a sessão discutiu ferramentas, metodologias e diretrizes existentes para medir os impactos da governança da água com a moderação da OCDE e foi dividida em 2 partes: A primeira tratou da medição dos impactos da boa governança da água, tendo em vista responder — Para quê? A segunda manteve o foco na medição dos impactos da boa governança da água , mas buscou responder— Como?
O fato positivo é que durante a sessão foi anunciado a publicação de alguns resultados pós Forum: um OECD Policy Paper sobre indicadores de impacto que deve fazer uma review da literatura existente sobre indicadores de impacto, além do anuncio de uma articulação com Universiddes para a construção de pesquisa internacional sobre indicadores.