OBSERVATÓRIO SABIA: IX FORUM MUNDIAL DA ÁGUA (Mudanças Institucionais e Arranjos Organizacionais na Construção da Segurança Hídrica) — Ihering Guedes Alcoforado

Ihering Guedes Alcoforado
2 min readMar 25, 2022

--

O OBSERVATÓRIO SABIA destaca um acontecimento relevante no dia 25 de março de 2022 no IX FORUM MUNDIAL DA ÁGUA: o lançamento do Documento que estabece o Strategic Framework for Water Security no Senegal: WBG & GWSP, 2022 SENEGAL Challenges and Recommendations for Water Security in Senegal at National Level and in the Dakar-Mbour-Thiès Triangle. O documento é o resultado de uma parceria entre o Ministério da Água e Saneamento do Senegal com a Divisão de Água do Banco Muncial e, no qual se expressa o estado da arte no campo da política focada na segurança hídrica.

Esse documento admite como premissa a inexistência a nível nacional de um “intersectoral mechanism for the sustainable promotion of Integrated Water Resources Management (IWRM)”, donde ter como objetivo contribuir na configuração de seguridade hídrica nacional a partir da criaçao das condições de possibilidades de um gestão dos recursos hídricos alinhado com os procolos de uma gestão integrada dos recursos hídricos, tendo em vista assegurar a segurança hídrica.

O ponto de partida é a evidenciação da degradação dos recursos hídricos como uma ameaça a seguridade hidríca, o que decorre em boa parte das falhas institucionais e organizacionais, diante do que do que propõe reformas dos frameworks legal e organizacional, tendo como pano de fundo a exploração das possibilidades em latência na economia circular. Esses dois vetores do documento serão objetos de avaliações específicas que deverão ser disponibildas neste espaço, o OBSERVATÓRIO SABIA.

REFERÊNCIAS

WBG & GWSP, 2022 SENEGAL Challenges and Recommendations for Water Security in Senegal at National Level and in the Dakar-Mbour-Thiès Triangle.

--

--

Ihering Guedes Alcoforado
Ihering Guedes Alcoforado

Written by Ihering Guedes Alcoforado

Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal da Bahia.

No responses yet