OBSERVATÓRIO SABIA ( Bacia do Rio do Matias): Uma Apresentação — Ihering Guedes Alcoforado
O OBSERVATÓRIO SABIA — Bacia do Rio do Matias é um dos legados da SEMANA UNDIAL DA ÁGUA, comemorada em Belém-Pb, entre 22 à 26 de março.
Os debates realizados durante a semana evidenciou a forma contingente e desaticulada no enfrentamento tanto dos efeitos do estresse hídricos como das medidas preventinvas, dado a ausência de um plano de contigência construido envolvendo todos os segmentos sociais de todos os municipios e comunidades atingindas pela crise do sistema de abastecimento alimentado pelo Rio Lagoa do Matias.
E, essa evidência detonou um processo duplo de tomada de consciência nos envoldiso no processo relfexivo realizado durante a semana. De um lado, o grupo tomou consciência da necessidade de um ação coletiva de enfrentamento não dos efeitos, mas das causas que estão na raíz do estresse hídrico que assola cada uma das muitas comunidades que dependem das águas do Rio do Matias represadas na Barragem do Matias para seu abastecimento doméstico. Do outro lado, o grupo reconheceu que para essa ação coletiva ser eficaz e efetiva é necessário a construção de uma compreensão coletiva do problema, ou para ser preciso a modelagem coletiva do problema, evidenciando as relações das causas naturais, a exemplo das mudanças dos regimes de chuvas e das causas não naturais, a exemplo das mudanças nas formas e nos usos do solo da Bacia Hidrográfica, com a crise hidrica decorrente do colapso da barragem do Rio do Matias.
Em função do exposto acima, e, como o primeiro passo na modelagem do problema hidrico, a SABIA criou o OBSERVATÓRIO SABIA — BACIA DO RIO DO MATIAS como a finalidade de levantar e sistematizar as multiplas causas identificadas e consideradas do problema, tanto pelos técnicos como pela população.
A operação desse Observatório por sua vez dar-se-á a partir dos principios da “ciência cidadã”, um método reconhecido de produção de um conhecimento prático, ou seja, o conhecimento gerado tendo em vista sua aplicação na solução de um problema.
De forma que todos os cidadãos que contribuirem neste grupo com dados, matérias, videos que registre e/ou associe determinado uso do solo na Bacia do Rio do Matias e, participarem da OFICINA SABIA CIÊNCIA CIDADÃ poderão requerer um certificados emitido pela SABIA como “pesquisador cidadão”.
No relatório constará a) a modelagem do nosso problema de estresse hídrico, fundada na evidenciação das relações de causas e efeitos e b) uma agenda de políticas (mudanças organizacionais e institucionais, além de instrumentos (mecanismos de incentivos) de alinhamento dos interesses de todos os envolvido com o uso dos recursos da Bacia do Rio do Matias, tendo em mente a operação sustentável do sistema.
Por fim, por ocasião da apresentação pública do relatório final da pesquisa que vai utilizar o material disponibilizado nesse gruposerão entregue os certificados de pesquisador cidadão as participantes ativo dessa construção coletiva da nossa compreensão do problema e das politicas necessária a sua solução .