Joseph Stiglitz, tal com Paul Krugmann, é um crítico da política comercial do Governo Trump, em especial com relação a China. O ponto de partida da critica de J Stiglitz é o questionamento do foco no deficit comercial bilateral, pois para ele o que importa é o deficit comercial multilateral.
Ou seja, para Joseph Stiglitz, reduzir importações da China não cria novos empregos nos Estados Unidos, mas nos outros países que substituirão os chineses. O efeito nos Estados Unidos será o aumento dos preços.
E, mais, as fabricas que porventura se instalarem nos Estados Unidos estimuladas pela política protecionista, não irão criar emprego no velho “ Rust Belt” americano, onde se encontra o eleitorado mais sensível a narrativa de Trump. As novas plantas operadas em boa parte por robots, são inclinadas a localizarem-se nos centros high-tech.
Em função do exposto acima, pode-se inferir que para Joseph Stiglitz as intervenções do Governo Trump no âmbito comercial são inconsistente com seus objetivos político nem econômico. Enfim, uma nave sem rumo.
BIBLIOGRAFIA
STIGLITZ, Joseph E., (2018) Trump’s Trade Confusion. goo.gl/rjXYWJ