Ihering Guedes Alcoforado
2 min readSep 6, 2022

INDEPENDÊNCIA/EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE BELÉM

A Contribuição da SABIA (Sociedade dos Amigos da Biblioteca Municipal Profa. Maria Lira) à Celebração dos 65 anos de Emancipação de Belém

Dr. Manoel Xavier de Carvalho, o detonador do processo de mobilização dos belenenses na luta pela emancipação política de Belém

A SABIA (Sociedade dos Amigos da Biblioteca Prof. Maria Lira) celebra, em 06 de setembro de 2022, os 65 anos da emancipação política de Belém com o lançamento, no CANAL SABIA VIDEO no Youtube, de uma série de vídeos produzido por suas bolsistas, alunas da Escola Municipal Anita Barbosa.

Os vídeos de Daphne Nascimento Mendes e Silene do Nascimento Alves, bolsistas da SABIA, resgatam a luta do movimento independentista de Belém por meio dos seus grupos políticos (os forasteiros e os nativos) com destaque para os representantes emblemáticos do grupo dos forasteiros (Dr. Xavier e Moacir Sales), ao tempo que sinalizam seus desdobramentos não só na configuração da política local com a polarização entre PSD de Humberto e o PTB de Severino Ismael, mas também na reconfiguração da relação da política local com a política estadual e federal, com o declínio de Severino Ismael e a ascensão de Humberto Lucena.

O desdobramento da relação da política local com a política federal é objeto do vídeo de Maria Clara Ferreira Martins (Anita Barbosa), Rayssa Alannys Rosa Soares da Silva (Anita Barbosa) bolsistas da SABIA, com a colaboração de Júlia Estefany Marinho da Silva (Biomedicina-UFPb). Nesse vídeo se destaca as intervenções de Humberto Lucena, o Patrono da Independência de Belém, e, porta-voz do grupo dos forasteiros liderados pelo Dr. Xavier e, seus aliados nativos, a exemplo de Avelino Guedes e Nozinho Soares.

Humberto Lucena por meio das suas emendas como deputado e senador requalificou a relação da esfera local como a federal, ao assegurar boa parte dos recursos necessários a implantação da infraestrutura social de Belém, a exemplo do sistema de abastecimento de água, o fornecimento de agua e a federalização dos serviços de saúde, tanto no que se refere ao credenciamento do hospital privado pelo SUS, como da construção do prédio do hospital na gestão do Gov. Ronaldo Cunha Lima e do Pref. Wellinghton Guedes com aporte de recursos via emendas parlamentares.

O vídeo termina com a conclusão que Humberto Lucena não só foi o Patrono da Independência de Belém, como foi, ao lado de José Américo (Grupo Felinto Elísio e Açude Tribofe, as duas primeiras intervenções estruturais do governo federal em Belém), um Grande Benfeitor de Belém a partir da mobilização de recursos federais.

VÍDEOS

Ihering Guedes Alcoforado
Ihering Guedes Alcoforado

Written by Ihering Guedes Alcoforado

Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal da Bahia.

No responses yet