GOODREADS: O Paraíso das Resenhas

Ihering Guedes Alcoforado
5 min readAug 5, 2021

--

Não há nada como encontrar a leitura perfeita: um virador de páginas que o mantém ligado e acordado a noite toda porque você não consegue largar; um romance que te leva a um mundo distante e fascinante e te deixa escapar da realidade por um tempo; ou um livro que ensina sobre algo que você anseia aprender — como fazer pizza, adestrar cães ou desenvolver sua carreira.

Mas encontrar o livro perfeito não é uma tarefa fácil. Tenho a sensação de que às vezes passo mais tempo imaginando qual será minha próxima grande leitura do que realmente lendo. Porque assim que encontro aquele romance raro que verifica todas as caixas, eu o devoro.

Eu desenvolvi certos truques quando se trata de descobrir aquele grande próximo livro: pedir recomendações aos meus amigos com gostos de leitura semelhantes; verificar os novos lançamentos de alguns dos meus autores favoritos; ler listas de recomendação de livros desses autores; e visitando a seleção anual do Book Concierge da NPR . Mas, nos últimos anos, também recorri ao Goodreads .

Goodreads é uma rede social e banco de dados de livros lançada em janeiro de 2007. A Amazon, que iniciou seu gigantesco negócio varejista como livraria online, comprou a Goodreads em 2013 .

“Nossa missão é ajudar as pessoas a encontrar e compartilhar os livros que amam”, diz o site da Goodreads. O aspecto de rede social do Goodreads permite que você crie uma conta, rastreie o que está lendo e mantenha um registro disso. Você também pode adicionar amigos e ver o que eles estão lendo. Um dos meus recursos favoritos é o “Desafio de leitura”. Todo mês de janeiro, você pode definir uma série de livros que deseja ler e, em seguida, trabalhar para atingir essa meta ao longo do ano. Definir uma meta realista, mas um tanto desafiadora, pode ser a maneira perfeita de se persuadir a ler um pouco mais, mesmo que seja apenas um ou dois livros a mais do que no ano anterior. E esta é uma daquelas competições em que você está apenas se medindo contra si mesmo.

Você também pode usar o Goodreads como um catálogo para pesquisar o autor de um livro, data de publicação ou número de páginas.

Críticas, classificações e listas da Goodreads

Além de acompanhar seu progresso e ver o que seus amigos do Goodreads estão lendo e favoritos, você pode usar esta rede social para ver o que seus milhões de usuários (o site de estatísticas Statista estimou que o Goodreads tinha 90 milhões de membros registrados em julho de 2019) estão lendo e como estão gostando de suas leituras. Precisa de mais ajuda para navegar no site? Aqui estão alguns dos recursos do Goodreads que podem ajudá-lo a escolher seu próximo livro:

Cortesia da foto: Robert Alexander / Getty Images

Resenhas : as resenhas de livros são uma das ofertas mais atraentes da Goodreads. E embora essas resenhas sejam escritas por usuários, e não por críticos de livros profissionais em publicações importantes, alguns dos que escrevem resenhas de livros o fazem regularmente. Eles podem até ser blogueiros que leem sobre tópicos ou gêneros específicos. Pense nisso como o tipo de crítica de restaurante que você pode obter no Yelp.

De acordo com as diretrizes de revisão do Goodreads , as revisões comerciais não são permitidas. Se um revisor receber uma cópia gratuita de um livro, ele deve divulgá-lo na revisão. Alguns revisores recebem cópias de leitores avançados (ARCs), o que possibilita que uma revisão chegue ao Goodreads antes da data de publicação de um livro.

Avaliações : Leitores preguiçosos, como eu, preferem dar a um livro apenas uma avaliação de 1 a 5 estrelas em vez de escrever uma crítica real para acompanhá-lo. A maioria dos livros tem um número maior de avaliações com estrelas do que as resenhas reais. Eu confio nos usuários do Goodreads o suficiente para evitar um livro com uma classificação inferior a 3,5 estrelas. Além disso, quanto maior o número de avaliações, mais confiável tende a ser a métrica.

Eu uso classificações e avaliações em conjunto para me ajudar a determinar se devo começar a ler algo ou não. Uma das resenhas mais recentes ao primeiro livro da série Bridgertons , por exemplo, já alerta o leitor sobre a passagem mais polêmica do livro . Portanto, mesmo que o livro tenha uma classificação de 3,89, uma revisão pode ajudá-lo a tomar uma decisão final. E sim, os comentários podem acabar sendo um pouco spoiler. Portanto, tenha cuidado ao fazer sua pesquisa.

Listas : podem ser criadas por usuários ou pela equipe do Goodreads e são uma boa maneira de encontrar leituras em gêneros específicos. Se você gosta de um livro, pode ver em quais listas esse título está incluído e descobrir algo semelhante. Existem listas para tudo, de mistérios escandinavos / nórdicos a livros de ficção científica de autoras femininas ou livros de comida para leitores devorarem .

Goodreads Annual Choice Awards

Esta é provavelmente a minha parte favorita do Goodreads. A cada ano, os usuários podem escolher seus livros favoritos em diferentes categorias — ficção, mistério e suspense, fantasia, romance, ciência e tecnologia, ficção histórica, terror, humor e assim por diante. Não só é uma boa maneira de dar um pouco de amor aos autores que você gostou de ler, mas os vencedores e segundos classificados também tendem a ser livros sólidos para adicionar à sua lista. (Eles podem até ajudá-lo com suas compras de Natal.)

E embora Goodreads tenha recebido o seu quinhão de críticas por ser um pouco desatualizado — não me lembro da última vez em que o site ou aplicativo foi atualizado — ainda não consigo me imaginar sem usá-lo. Às vezes é bugado e não tem alguns recursos de usabilidade, mas com certeza me permitiu descobrir autores e livros que eu teria perdido totalmente de outra forma.

FONTE

PUENTES, Patricia, Should You Be Using Goodreads’ Book Reviews to Choose Your Next Read? IN www.ask.com. 15/03/2021

https://www.ask.com/culture/goodreads-book-reviews?ad=dirN&qo=serpIndex&o=740004

--

--

Ihering Guedes Alcoforado
Ihering Guedes Alcoforado

Written by Ihering Guedes Alcoforado

Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal da Bahia.

No responses yet