FUTURE-SE: Uma Universidade Empreendedora Para o Tempo Presente (Ihering Guedes Alcoforado)
O Seminário FUTURE-SE tem como objetivo fazer uma reflexão coletiva e plural dos fundamentos do sistema universitário financiado com recursos da totalidade da sociedade brasileira.
O primeiro bloco tem como imagem-síntese o quadro o “Anjo da História” de Paul Klee, um amuleto que acompanhou Walter Benjamin boa parte da sua vida e, fonte fonte de inspiração para sua filosofia da história focada na evidenciação do papel da rememoração das possibilidades perdidas, das alternativas abandonadas.
Tal como O Anjo da História olhamos para trás na busca de um rastro mesmo que imperceptível das possibilidades postas e abortadas, Esse olhar para trás é considerado uma condição sine qua non no processo de resgate da nossa memória de policicymaker comprometido com a politica universitária dado ser uma fonte perene de inspiração e insights.
A recuperação de uma experiência coletiva de tal relevância como o processo de construção da universidade de brasileira e do sistema de pesquisa e desenvolvimento referido acima, envolve contendas e ambivalências decorrentes de várias causas que se expressam nos diferentes approaches adotados na rememoração do passado em um determinado momento histórico. Esses approaches se alinham aos diferentes interesses e suas apropriações seletivas, mas todos que compartilham o entendimento que o reencontro com um passado vivo, é uma via de retomada com aquilo que um dia aconteceu.
Esse encontro com nossa memória não será seletivo, já que contemplará não só projetos exitosos, mas também os projetos sonhados, abortados, prematuros imaginados tendo como referência a universidade financiada com os recursos governamentais, entenda-se por todos os segmentos da sociedade e, sua contribuição para a formação de quadros necessários a uma sociedade brasileira na sua busca pelo desenvolvimento econômico e social.
A rememoração, o reencontro com tais acontecimentos é emprenhado de significações históricas e por isto nos permite estabelecer correspondência com o presente e considerar outras possibilidades e imaginar outras alternativas.