“DESERTOS” E “PROCESSOS DE DESERTIFICAÇÃO” DE ACESSIBILIDADE NA REGIÃO METROPOLITANA (Ihering e Katharine)
O problema é a baixa mobilidade e acessibilidade da maioria das areas residenciais de Salvador, o qual se manifesta em duas dimensões: i) a política e ii) a técnica. Este problema é potencializado pelos policy making que tendem a tratar dos problemas políticos como técnicos, e, os problemas técnicos como políticos. Com esse objetivo a nota consta desta introdução mais três partes e uma conclusão.
Na primeira parte, será feita o mapeamento dos “desertos de acessibilidade” e dos processos de “desertificação de acessibilidade”, posicionando-os nas suas respectivas bacias de viagens e, para tanto deverá identificar os recursos cartográficos mais adequados ao referido mapeamento.
Na segunda parte, extrai das constatações empíricas mapeadas uma tipologia de “desertos de acessibilidade” e de “processos de desertificação”.
Na terceira parte, argumenta a necessidade da consideração da especificidade de cada deserto na modelagem (fundada numa estimação da demanda na “bacia de viagem”) do problema, de forma a instituir o modelo como o ponto de ancoragem nas propostas de equacionamento dos problemas.