COVID-19 E O EFEITO DUNNING-KRUEGER: Uma recorte sobre um debate em curso by Ihering Guedes Alcoforado

Ihering Guedes Alcoforado
3 min readMay 30, 2020

--

Uma das minhas atividades durante a quarentena é acompanhar as reflexões sobre as “reflexões” associada ao COVID-19 as quais surgem em grande quantidade em todos os campos do conhecimento, o que no nosso entendimento se deve, parte ao re-conhecimento da importância da crise e seus desdobramentos nos âmbitos mais diversos, e, parte ao motivo oposto, des-conhecimento da natureza e dos desdobramentos da problemática.

Alguns dos mais importantes pensadores do tempo presente, a exemplo de Giorgio Agamben e Slovj Zizek, para ficar entre os mais mediáticos. Os intelectuais mediáticos formadores de opinião apresentam suas reflexões em cima de um acontecimento que, como todo acontecimento é des-conhecido, o que não tem inibido intelectuais de apresentarem o que imaginam ser seus entendimentos, suas compreensões e suas verdades, mas que na verdade apenas revelam o des-conhecimento da problemática em tela.

Este fenômeno é estranho para o leitor comum, mas que na verdade é recorrente entre os seres humanos e, inclusive já foi objeto de estudos empíricos, os quais resultaram na identificação, qualificação e nomeação do memso como Efeito Dunning-Kruger, o qual se pode resumir em uma frase: quanto menos sabemos, mais cremos saber.

O Efeito Dunning-Kruger é um desvio cognitivo segundo o qual, as pessoas com menos habilidades, capacidades e conhecimentos tendem a sobrestimar essas mesmas habilidades, capacidades e conhecimentos. As pessoas que sofrem desse desvio opinam de forma categórica sobre todos os acontecimentos sem ter qualquer conhecimento capacidades, e, sempre achando-se que sabe muito mais que seus ouvintes, nunca interlocutores.

Este desvio é muito comum entre âncoras (comentaristas e debatedores fixos), tanto nos velhos programas de rádio e televisão, como nos novos programas ancorados na internet. E, no meu entendimento, é tão relevante que se torna uma condição necessária ao êxito de um profissional na função.

Com o COVID-19, e, talvez como decorrência da quarentena: esta é uma hipótese provisória, um número crescente de intelectuais se revelam vítimas do Efeito Dunning-Kruger. Mas, diferentemente dos âncoras que limitam a dá sua una opinião e articular uma narrativa, os intelectuais tentam impor suas idéias como se fossem verdades absolutas, considerando os discordantes como completos ignorantes. Ou seja, o des-conhecimento da natureza do acontecimento que emerge com o COVID-19 funciona como um bloqueio ao conhecimento deste des-conhecimento.

Assim temos mais um efeito indesejável da crise do COVID-19: O Efeito DUNNING-KRUGER. Mas, o leitor não tem de que se preocupar, dado que existe forte indícios que os redator desta nota é mais uma vítima do referido Efeito, uma epidemia derivada da epidemia do coronavirus.

BILIOGRAFIA

DUNNING, David., (2011) The Dunning–Kruger Effect: On Being Ignorant of One’s Own Ignorance IN Advances in Experimental Social Psychology, v. 44, pp. 247–296

KRUEGER, Justin & DUNNING, David., (1999) “”Unskilled and Unaware of it: How difficulties in recognizing one´s own incompetence lead to Inflated self-assessments” IN Journal of Personality and Social Psychology, 1999, v. 77, n. 6, pp. 1121–1134

--

--

Ihering Guedes Alcoforado
Ihering Guedes Alcoforado

Written by Ihering Guedes Alcoforado

Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal da Bahia.

No responses yet