BOOKSTAGRAM: Uma Introdução
Aqui está uma curiosidade: se você digitar “bookstagram” no seu navegador, será redirecionado para a página inicial do Instagram. Não está familiarizado com o termo? #Bookstagram ainda está no ar, mas está crescendo a cada dia. É uma hashtag, mas também é uma comunidade. #Bookstagram está de alguma forma em todo lugar, em nenhum lugar e em qualquer lugar que você queira. E, por baixo de tudo, #bookstagram oferece suporte a arte, criadores e editores, por isso vale a pena dar uma olhada, mesmo se você não for um grande leitor.
Hoje em dia existem influenciadores para tudo, desde comida, animais, maquiagem e, por aí vai. Então por que não ter um espaço virtual dedicado aos livros e aos amantes dos livros?
Abaixo, você verá um roteiro de diferentes pontos de entrada no #bookstagram, junto com coisas que você pode fazer quando estiver lá. Um lugar especial como o #bookstagram requer muitas pessoas talentosas para mantê-lo assim, então se você está procurando ver alguns exemplos importantes do que é #bookstagram ou explorar mais conteúdo relacionado ao livro para animar seu feed, nós lhe mostramos o caminho
O que é #Bookstagram, exatamente?
Alguns dos primeiros usos de “bookstagram” remontam a 2014 no Google Trends . #Bookstagram como uma palavra pode ser atribuída a coloquialismos originários de “Instagram”. A palavra “Instagram” é um caso interessante porque é um substantivo, um adjetivo e um verbo que pode ser conjugado e fundido com outras palavras. Assim, termos como “fitstagram” e “plantstagram” estão em todas as mídias sociais e se tornando parte de nossa linguagem. Portanto, é justo que os livros encontrem seu próprio caminho para um “grama” próprio.
Cortesia da foto: Myriam Meloni / Getty Images
Apesar de suas convenções de nomenclatura, #bookstagram não é encontrado em um lugar específico; seu uso é voltado para a comunidade e suas raízes são orgânicas. #Bookstagram pode ser comparado aos gostos de #MeToo, pois é um espaço para as pessoas compartilharem suas experiências.
Em vez de compartilhar traumas, as pessoas estão compartilhando conteúdo e histórias relacionadas a livros. Usar o termo como uma hashtag na maioria das plataformas torna mais fácil para as pessoas se envolverem com esse tópico, portanto, quando você usa #bookstagram, está contribuindo ativamente para a comunidade.
Algumas pessoas que participam do #bookstagram se identificam como #bookstagrammers e qualquer um pode se tornar um #bookstagrammer. Alguns têm contas dedicadas exclusivamente ao #bookstagramming e outros usam a hashtag #bookstagram apenas em postagens relevantes.
Não há uma maneira definida de #bookstagram, então as postagens podem variar. Uma postagem com a hashtag #bookstagram pode ser toda em texto ou talvez uma resenha, uma opinião ou uma solicitação de comentários sobre um livro, gênero ou tópico.
Também pode ser uma selfie de alguém com um livro nas mãos, uma fotografia de uma pessoa lendo ou um vídeo de uma pessoa falando sobre um livro. As postagens às vezes podem consistir apenas nos próprios livros — talvez em ambientes divertidos como praias ou em frente ao horizonte da cidade, outras vezes em mesas de centro com exibições complexas de flores, canecas de café, canetas e similares.
Se você está se perguntando o que leva as pessoas a ingressar na comunidade #bookstagram, não há uma resposta única para isso — mas o marketing é um componente de destaque. Às vezes orgânico, às vezes mais no lado promocional, #bookstagram chama a atenção para os livros.
As editoras estão produzindo mais do que nunca e as vendas de livros estão subindo . Além de competir entre si, os livros precisam competir com filmes, televisão, serviços de streaming, smartphones e atividades ao ar livre. #Bookstagram é uma forma de quebrar todo o barulho e promover um livro. Para muitos #bookstagrammers, é o amor pelos livros que faz a pessoa querer compartilhar a experiência da leitura. Normalmente, essas experiências são boas.
É aqui que você pode encontrar #Bookstagram
Anteriormente, mencionamos que se você digitar “bookstagram” em seu navegador, ele o levará para a página inicial do Instagram. O Instagram pode não ser a casa oficial do #bookstagram, mas é um ótimo lugar para as pessoas promoverem e compartilharem seus livros e opiniões. Se todos os diferentes locais do #bookstagram fossem hotéis em Las Vegas, o Instagram seria o Bellagio — um dos lugares mais conhecidos para se hospedar e se reunir.
Cortesia da foto: Hirug / Getty Images
Não é nenhum segredo que Goodreads é fabuloso , então muitos #bookstagramming acontecem lá. No Goodreads, as pessoas podem postar suas resenhas, avaliar sua experiência de leitura, comentar sobre a atividade de outros usuários e seguir diferentes usuários, muitos dos quais crescem em seus seguidores e se tornam influenciadores de livros no processo.
O YoTube oferece outra ótima maneira de interagir com o #bookstagram, mas o #booktube é mais popular nessa plataforma. As origens do # Booktube remontam a mais de #bookstagram porque o termo surgiu com os primeiros desenvolvimentos do YouTube e vloggers pioneiros. Dito isso, a maioria dos canais do YouTube com temas de livros tem contas em outras plataformas, trazendo o ângulo do #bookstagram para seu #booktube.
O Twitter não é o lugar certo para conteúdo relacionado a # bookstagram, mas existe e prospera lá. No Twitter, é mais provável que você siga os próprios autores do que #bookstagrammers. Os influenciadores tendem a gravitar em torno de plataformas visuais, e o Twitter é mais sobre palavras — o que o torna um lugar perfeito para escritores. E, no entanto, #bookstagram supera a popular hashtag relacionada a livros, #booktwitter. No entanto, #amreading Supera #bookstagram.
As seções de resenhas na Amazon, Barnes and Noble e outros sites de revendedores de livros são ótimos lugares para aprender sobre livros — e, curiosamente, #bookstagrammers tendem a se reunir nesses locais. As resenhas ajudam o autor e a editora a longo prazo, muitos #bookstagrammers escrevem resenhas ativamente para os livros que lêem.
Bookshop.org é uma livraria emergente voltada para o apoio a livrarias independentes. #Bookstagrammers pode revisar livros, criar listas de leitura e outras funções semelhantes ao Goodreads, mas com o foco em arrecadar fundos para livrarias independentes, o que nunca é uma coisa ruim. Existem também muitos projetos relacionados a livros no Patreon . Lá, você pode apoiar artistas e criadores diretamente. #Bookstagram, em última análise, está onde você quiser.
Estas são as melhores páginas para começar ou aprimorar sua linha do tempo
Agora que você está familiarizado com o tópico, aqui estão alguns relatos diferentes que exploram diferentes assuntos e gêneros em várias plataformas de mídia social.
Cortesia da foto: Jan Sochor / Getty Images
Você pode digitar #bookstagram em quase todas as plataformas de mídia social e encontrar contas incríveis em todos os lugares, mas aqui estão algumas para você começar:
- Bowties and Books gosta de autores negros, histórias de jovens adultos e está sempre atualizado sobre leituras contemporâneas.
- Feminist Reader mostra escritoras de todos os gêneros e fornece uma lente feminista.
- The Obvious Mystery gosta mais do que o gênero que deu o nome. Eles também gostam de Stephen King, mitologia e romances. Eles também oferecem brindes de livros, um grampo no #bookstagram.
- The Alchemy of Books funciona na Books Are Magic, uma livraria no Brooklyn. Eles compartilham memes de livros ecléticos, informações sobre vendas de livros, promoções e próximos lançamentos.
- Fables and Wren adora romances de fantasia, especialmente se eles fizerem parte de uma série.
- Mentally Booked tem mais de 30.000 seguidores. Ela gosta de ficção literária, ficção especulativa e muito realismo mágico, além de leituras contemporâneas.
- A Books With Tay está empenhada em manter uma lista de leituras diversificada no gênero e na raça dos autores que lê. Ela mora em Nova York e faz a maior parte de suas filmagens.
- Paris Perusing tem quase todos os tipos de livros imagináveis em pilhas sobre pilhas.
- The Hellbound Heart está lá para quando você precisar de uma correção de livro de terror. Ele também escreve por conta própria.
- Reads Romance pode ser uma referência para conteúdo de romance. Suas estantes estão sempre lindamente arrumadas.
- Lupita Reads adora memórias e ficção literária. Ela lê uma série de autores queer, escritores Latinx e literatura contemporânea de todos os tipos.
Agora que você sabe o que é #bookstagram e onde encontrá-lo, pode melhorar um pouco seu feed adicionando alguns dos influenciadores de livros listados acima. Melhor ainda, você pode iniciar seu próprio #bookstagram. — e não se esqueça de se divertir enquanto lê tudo.