BOOK TOK: A Indústria e o Varejo do Livro — Conor Murray

Ihering Guedes Alcoforado
6 min readAug 5, 2021

--

“BookTok” enviou livros antigos de volta ao topo das listas de mais vendidos e ajudou a lançar a carreira de novos autores. Vídeos com a hashtag BookTok foram vistos coletivamente 12,6 bilhões de vezes.

O autor Adam Silvera, há quatro anos, lançou o romance de ficção científica para jovens adultos “Ambos Morrem no Fim”, que fez sucesso e ficou algumas semanas na lista dos mais vendidos do New York Times.

Mas, anos depois, em agosto de 2020, Silvera disse que sua editora notou um aumento significativo nas vendas, o início de uma tendência que colocaria o livro no topo da lista de bestsellers mensais em brochura do New York Times em abril , onde ainda reina . Silvera não tinha ideia de onde estava vindo o pico de vendas.

“Os dois morrem no fim”, de Adam Silvera.Harper Collins

“Continuei comentando com meus leitores: ‘Ei, não sei o que está acontecendo, mas tem havido um aumento nas vendas ultimamente, muito grato por todos estarem descobrindo a história anos depois’”, disse Silvera. “E então os novos leitores diziam, ‘Estou vendo isso no BookTok.’ E eu não tinha ideia do que eles estavam falando. ”

“BookTok” é uma comunidade de usuários do TikTok que postam vídeos revisando e recomendando livros, que cresceu em popularidade no ano passado. Os vídeos do TikTok contendo a hashtag #TheyBothDieAtTheEnd acumularam coletivamente mais de 37 milhões de visualizações até o momento, muitas das quais apresentam usuários reagindo — e frequentemente chorando — ao final emocional do livro.

O impacto da BookTok na indústria do livro foi notável, ajudando novos autores a lançar suas carreiras e impulsionando livros como Silvera’s ao topo das listas de mais vendidos anos após sua publicação original. “The Song of Achilles”, de Madeline Miller, “We Were Liars” de E. Lockhart e “The Seven Husbands of Evelyn Hugo” de Taylor Jenkins Reid — todos publicados antes de BookTok começar a dominar a indústria — estão entre alguns dos outros livros que encontraram popularidade no aplicativo anos após seu lançamento inicial.

Varejistas como a Barnes & Noble aproveitaram a popularidade da BookTok para comercializar títulos populares no aplicativo para os clientes, criando estantes especializadas com livros que se tornaram virais.

“Estamos identificando essas tendências como grandes oportunidades”, disse Shannon DeVito, diretora de livros da Barnes & Noble. “Então [os gerentes de loja da Barnes & Noble] dizem: ‘Vamos criar uma mesa, vamos criar uma prateleira, vamos criar uma declaração, porque sei que muitos clientes chegam dizendo:’ Vi essa tendência no TikTok ‘.”

DeVito disse que a Barnes & Noble começou a notar um aumento nas vendas de livros no verão passado, particularmente os “juggernauts” de “The Song of Achilles” e “They Both Die at the End”. Desde então, ela disse, quase todas as lojas da Barnes & Noble colocaram mesas ou estantes BookTok em exibição.

“Vimos grandes varejistas aproveitarem a chance de se envolver com a comunidade #booktok, como a Barnes and Noble criando uma seção dedicada ‘TikTok BookTok Reads’ on-line e na loja a partir de recomendações do criador”, escreveu um representante da TikTok em um e-mail para NBC News. “Também vimos criadores e marcas se inclinarem para a comunidade #BookTok — do lado da editora, a Penguin Random House está muito em sintonia com as tendências do #BookTok e frequentemente colabora com os criadores.”

O aplicativo tem sido fundamental para apresentar a leitura ao público mais jovem, disse DeVito, bem como para apresentar títulos mais antigos a novos leitores e para ajudar novos autores a encontrar um público. O fenômeno BookTok também coincidiu de perto com a pandemia Covid-19, que DeVito credita às pessoas que desejam uma conexão emocional com outras pessoas que eles satisfazem através da leitura.

Silvera encontrou um novo público para seu romance de 5 anos por meio do TikTok — mas para alguns novos autores, a plataforma foi fundamental para o lançamento de suas carreiras.

“Essas delícias violentas”, de Chloe Gong.Simon & Schuster

Chloe Gong publicou seu primeiro romance, “Estas delícias violentas”, em novembro, durante seu último ano na Universidade da Pensilvânia. Uma releitura de “Romeu e Julieta” ambientada em Xangai dos anos 1920, seu livro fez dela um best-seller do New York Times . Mas, primeiro, Gong conquistou seguidores no TikTok.

Gong juntou-se à plataforma em abril de 2020, fazendo vídeos discutindo livros que ela gostava de ler e prevendo seu próprio lançamento. Conforme a data de publicação se aproximava, Gong disse que os usuários do TikTok deixariam comentários em seus vídeos dizendo que estavam encomendando seu livro — um feito que ela credita ao algoritmo do TikTok, que mostrava seus vídeos a usuários que talvez não a tivessem seguido no primeiro Lugar, colocar.

“Antes do lançamento, fui capaz de alcançar muito mais pessoas do que poderia realmente imaginar”, disse Gong. “No Twitter e no Instagram, você alcança principalmente as pessoas que já o seguem. Mas eu percebi no TikTok que estava recebendo muitos comentários de pessoas que geralmente estavam apenas interessadas em livros ou geralmente interessadas em fantasia de jovens adultos ou o tipo de enredo sobre o qual eu estava escrevendo. ”

O TikTok mostra aos usuários vídeos em suas páginas para você com curadoria exclusiva , considerando com quais vídeos eles se engajaram no passado, pesando fatores como hashtags e músicas apresentadas em cada vídeo. A hashtag #BookTok é frequentemente usada pelos criadores do BookTok: Vídeos com essa hashtag foram vistos coletivamente 12,6 bilhões de vezes.

Gong agora tem mais de 77.000 seguidores no TikTok e regularmente posta vídeos apresentando seu livro e sua próxima sequência, “Our Violent Ends”, que tem lançamento previsto para novembro.

O autor Alex Aster também usou o TikTok como uma forma de encontrar um público depois de publicar seu primeiro livro, o romance “Maldição da Bruxa da Noite”, no ano passado. Suas vendas sofreram, ela disse, até que ela mudou sua conta pessoal TikTok para ser mais focada no BookTok e começou a postar vídeos sobre seu próprio romance, alguns dos quais ganharam atenção significativa, aumentando seu perfil e suas vendas.

“Minhas vendas, eu acho, foram cerca de cinco vezes o que eu tinha feito em um ano inteiro. Fiz cinco vezes isso em um mês ”, disse ela, depois de conseguir vários vídeos virais do BookTok.

O burburinho impulsionado pelo TikTok para seu livro foi particularmente significativo para Aster como uma mulher negra entrando na indústria do livro.

“Você não pode comprar isso”, disse ela sobre seus vídeos virais. “Há muitas editoras e, infelizmente, os recursos não vão necessariamente para [pessoas de cor] ou livros menores.”

A natureza pessoal de seu conteúdo TikTok permitiu que os leitores se sintam conectados com Aster, que possui mais de 355.000 seguidores. Ela disse que algumas de suas vendas vieram de seguidores que formaram uma conexão com ela e acreditam nela.

Aster tem um romance de fantasia para jovens adultos, “Lightlark” , com lançamento previsto para o outono de 2022 . Embora ela já tivesse publicado seu primeiro livro no momento em que garantiu o contrato de seu mais novo livro, ela credita a um vídeo viral do TikTok por tornar a publicação de “Lightlark” uma realidade.

Após uma série de acordos de livros rejeitados, Aster foi à plataforma em 13 de março para perguntar a seus seguidores se eles leram “Lightlark” em um vídeo com um breve resumo do romance. A resposta foi enorme e imediata.

“Quando fui para a cama naquele dia, tinha apenas 1.000 visualizações”, disse Aster. “E então eu acordei e, em 24 horas, ele tinha mais de um milhão de visualizações.”

O vídeo foi visto mais de 1,4 milhão de vezes até o momento, e os usuários entusiasmados com seu livro deixaram mais de 8.000 comentários de apoio. Aster disse que o gênero de fantasia para jovens adultos está saturado e difícil até mesmo para autores estabelecidos — mas assim que seu vídeo se tornou viral, seu agente o enviou para as editoras, que lhe garantiram um contrato de livro de seis dígitos na mesma semana.

O negócio do livro de Aster indica a força da comunidade BookTok, que é alimentada pelos próprios leitores.

Silvera também tem uma conta no TikTok, mas não posta com frequência. Ele descobriu que o TikTok é único entre as plataformas de mídia social por capacitar os leitores e destacar suas experiências.

“Os leitores são as estrelas”, disse Silvera. “São eles que estão criando best-sellers de maneiras que não podemos produzir organicamente para nós mesmos.”

FONTE

NBC News; Getty Images, 5 de julho de 2021, 5h30 -03 / Atualizado em 6 de julho de 2021, 11h37 -03

--

--

Ihering Guedes Alcoforado
Ihering Guedes Alcoforado

Written by Ihering Guedes Alcoforado

Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal da Bahia.

No responses yet