ACESSIBILIDADE E EQUIDADE: Uma Agenda Quadro (Ihering Guedes)

Ihering Guedes Alcoforado
2 min readSep 19, 2018

--

A acessibilidade se configura como um problema transversal e de multi-nível e que assume duas configurações. Uma é o “deserto de acessos” estrutural estabelecido no ato de ocupação e uso do solo segregado espacialmente. O segundo é o processo do superação do deserto a partir da oferta do acesso, seja a partir da acessibilidade ao sistema de transporte público coletivo de massa, seja por meio da disponibilização dos bens e serviços. O terceiro é o processo de desertificação de areas integradas, seja por ações intencionais ou não intencionais.

O objetivo desta nota é triplo. Primeiro, fazer um “levantamento bibliográfico sistemático” das formas de identificar, modelar e equacionar os problemas de iniquidade espacial (segregação) nas suas mais diversas manifestações. (Manolo)

O segundo é identificar, modelar os tipos padrões não só dos “desertos de acessibilidade”, mas também dos processos de desertificação de acessibilidade em curso em Salvador, destacando os intencionais (Restruturação das linhas para alimentar o Metro (Katherine) e os não intencionais (Suspensão das linhas por motivos de segurança, a exemplo do ocorrido no Jardim das Margaridas). (Manolo/Indio….).

O terceiro é a modelagem do problema da segregação espacial histórica, inicialmente, tomando como referência o problema da iniquidade espacial original decorrentes dos mecanismos perversos de uso do solo, que segrega espacialmente a população de baixa renda , a exemplo dos “pés de Morro” e “Fins de Linhas”, criando as condições para a manifestação de múltiplos desertos de serviços e, nos quais se manifestam vários tipos de desertos, além do de acessibilidade ao sistema de transporte público.

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA

Rockers PC, Laing RO, Wirtz VJ., Equity in access to non-communicable disease medicines: a cross-sectional study in Kenya. IN BMJ Glob Health. 2018; 3(3):e000828. Epub 2018 Jun 22.

Amstislavski P, Matthews A, Sheffield S, Maroko AR, Weedon J.Medication deserts: survey of neighborhood disparities in availability of prescription medications. IN Int J Health Geogr. 2012 Nov 9; 11:48. Epub 2012 Nov 9.

Gaskin DJ, Dinwiddie GY, Chan KS, McCleary R. Residential segregation
and disparities in health care services utilization. Med Care Res Rev.
2012;69(2):158–75

Qato DM, Wilder J, Zenk S, Davis A, Makelarski J, Lindau ST. Pharmacy accessibility and cost-related underuse of prescription medications in low-income Black and Hispanic urban communities. in J Am Pharm Assoc (2003). 2017 Mar — Apr; 57(2):162–169.e1. Epub 2017 Jan 30

Pednekar P, Peterson A., .Mapping pharmacy deserts and determining accessibility to community pharmacy services for elderly enrolled in a State Pharmaceutical Assistance Program. IN PLoS One. 2018; 13(6):e0198173. Epub 2018 Jun 4

--

--

Ihering Guedes Alcoforado
Ihering Guedes Alcoforado

Written by Ihering Guedes Alcoforado

Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal da Bahia.

No responses yet