A SABIA: Uma Estratégia Com e Além da BNCC ( Base Nacional Comum Curricular)

Ihering Guedes Alcoforado
2 min readJul 9, 2021

--

A SABIA foi concebida tende como foco dos seus esforços na potencialização dos benefícios decorrentes da Biblioteca Municipal Profa. Maria Lira e, como premissa um público alvo dividido em dois segmentos: i) os estudantes matriculados nas escolas públicas de Belém e ii) a comunidade fora da escola.

1. A Relação da SABIA com a comunidade escolar (estudantes e professores)

A relação com os estudantes deve dá-se por meio de intervenções de dois tipos: i) nos processos de formação estrita, ou seja, alfabetização e letramento e ii) nos processos de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Aprendizagem essenciais essas que são sistematizadas e normatizadas num conjunto orgânico pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC): um documento de caráter normativo. Em função do exposto acima, a SABIA deve operar um recorte nesse conjunto de forma a formatar projetos especifico contemplando aprendizagem essenciais específicas, tanto no âmbito do ensino fundamental, como do ensino médio.

2. A Relação da SABIA com a comunidade fora da escola

Já a relação com a comunidade fora da escola deve ser mediada por três subgrupos. O primeiro grupo é composto por jovens em idade escolar que não est matriculado em nenhuma Escola e divide-se em dois segmentos: a) os que não estudam, mas trabalham e b) os que nem estudam e nem trabalham. O segundo grupo é composto pelos adultos alfabetizados e letrados. O terceiro grupo de adultos alfabetizados e não letrados. O quarto grupo é composto por adultos não alfabetizados e, portanto, não letrados.

3. Conclusão

A SABIA deverá definir sua estratégia e, conceber seus projetos de intervenção tendo em conta as particularidades de cada um dos grupos acima e a diversidade do acervo da Biblioteca Municipal Maria Lira, de forma que “para cada leitor o seu livro” e “para cada livro o seu leitor“, o que corresponde a segunda e a terceira da biblioteconomia de S. R. Ranganathan.

--

--

Ihering Guedes Alcoforado
Ihering Guedes Alcoforado

Written by Ihering Guedes Alcoforado

Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal da Bahia.

No responses yet