A NATUREZA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E A CAPACITAÇÃO NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS: Uma nota sobre a formação dos policy makers (Ihering Guedes Alcoforado)
Na atividade docente comumente adota-se duas estratégias de ensino-aprendizado. De um lado, temos o “meaningful learning”, no qual o aprendiz avança ao integrar de alguma forma os novos conceitos e proposições com ideias existentes relevantes em sua estrutura cognitiva, configurando que Ausubel chama de “subsumption”, porque o novo conhecimento se integra ao conceito existente, assumindo um significado proposicional. Eventualmente o aprendiz adquire um conceito mais geral, mais abstrato que subsume os conceitos específicos configurando um processo que Ausubel chama de “ superordinate learning”. De forma que o processo de “meaningful learning” evolui construindo um framework integrado de proposições organizadas hierarquicamente para um dado domínio de conhecimento. e, assim a construção da expertise requer um continuo process de “meaningful learning” que propicia um controle do conhecimento adquirido capacitando-o a usar este conhecimento na solução de problemas ou potencializando-o no próprio processo de “meaningful learning”. Este tipo de aprendizado tem uma forte motivação intrinsica, em contraste com a motivação extrínsica que deriva da “rote learning”, no qual o dividendo primário é escore de desempenho. Enfim,este tipo de conhecimento é comumente retido por mais tempo, e facilita o aprendizado futuro, podendo ser usado para resolver novos problemas ou exercer um pensamento criativo.
Um contraponto a este tipo de aprendizado é tratado pelas epistemologias construtivista positivistas que se desenvolve a partir do enraizamento nas ideias baconianas desenvolvidos nos trabalhos de Conant (1949), Kuhn (1962), e Toulmin (1972). Esta corrente ver a criação do conhecimento como uma criação humana no contexto social que afeta os tipos de hipóteses construídas e os métodos de pesquisa usados.
A integração dessas duas pesquisas configura o que chamamos de “meaningfull knowledge” o qual se configura a partir do “mind concept” e, é dele que passamos a tratar tendo em vista criar as condições para a exploração do “concept mapping” como uma ferramenta efetiva e eficiente na solução de problema mal estruturados, a exemplo dos tratados pelos policy makers.[ NOVAK, 1998; JONASSEN, 2004; STOYANOV &KOMMERS, 2006)
BIBLIOGRAFIA
Ausubel D. P. (1963), The Psychology of Meaningful Verbal Learning. New York: Grune and Stratton.
Ausubel D. P. (1968), Educational Psychology: A Cognitive View. New York: Holt, Rinehart and Winston.
Ausubel D. P., Novak J. D., Hanesian H. (1978), Educational Psychology: A Cognitive View (2nd ed.). New York: Holt, Rinehart, and Winston.
Bacon F. Sir. (1952), Advancement of Learning. Novum Organum. New Atlantis. Chicago, London, Toronto: Encyclopedia Britannica
Conant J. B. (1947), On Understanding Science: An Historical Approach. New Haven, CT: Yale University Press
Jonassen, D.H. (2004) Learning to Solve Problems. An Instructional Design Guide, Pffeifer, San
Francisco, CA
Kommers, P. (2008) ‘Concept mapping instrumental support for problem
solving’, Int. J. Cont. Engineering Education and Lifelong Learning, Vol. 18,
№1, pp.40–53
Kuhn T. S. (1962), The Structure of Scientifc Revolutions. Chicago, IL: University of Chicago Press
NOVAK, Joseph D.,Learning, Creating, and Using Knowledge: Concept
maps as facilitative tools in schools and corporations Journal of e-Learning and Knowledge Society Vol. 6, n. 3, September 2010 (pp. 21–30)
Novak, J.D. (1998) Learning, Creating and Using Knowledge. Concept Maps™ as Facilitative Tools in Schools and Corporation, Lawrence Erlbaum Associates, Mahwah NJ.
Novak, J.D. and Gowin, D.B. (1984) Learning How to Learn, Cambridge University Press, Cambridge
STOYANOV, Slavi., Piet Kommers., “Concept mapping instrumental support for problem solving” IN Int. J. Cont. Engineering Education and Lifelong Learning, Vol. 18, №1, 2008
Toulmin S. (1972), Human Understanding. Volume 1: The Collective Use and Evolution of Concepts. Princeton, NJ: Princeton University Press