IHERING GUEDES ALCOFORADO

O filme Cavalo marinho (L´Hippocampe,1934) de Jean Painlevé é um registro de tipo de documentário da vida animal, no caso o peixe Cavalo Marinho, que sem cair na antropomorfismo, produz uma bela obra de arte que não só gera como potencializa uma empatia com o mundo animal…

Sou, em primeiro lugar, um raciocinador, e, o que é pior, um raciocinador minucioso e analítico. Ora o público não é capaz de seguir um raciocínio, e o público não é capaz de prestar atenção a uma análise. Sou, em segundo lugar, um analisador que busca, quanto em si cabe…

Foreign Policy, 07 de feveriro de 2021

Jürgen Habermas pode ser o intelectual mais importante da Europa. Desde a década de 1960, sua reflexão definiu agendas de pesquisa em filosofia, sociologia e história, enquanto seus artigos de jornal e entrevistas conduziram debates públicos sobre tópicos da memória do Holocausto à Guerra do Iraque. …

OTAVIO PAZ E A TRANSMUTAÇÃO DA “COISA” EM “OUTRA COISA”: Uma Característica da “Operação Poética” — Ihering Guedes Alcoforado

Esta nota revista um fragmento da reflexão poética-filosófica de Otavio Paz, aquele que avança por desdobramentos de uma dicotomia que põe de um lado a “operação poética” e do outro a “manipulação técnica”. O objetivo é evidenciar que é, por esse meio desse artíficio estílistico que ele evidencia a poesia…

Ihering Guedes Alcoforado

Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal da Bahia.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store